Expressão Dramática | Escrita Criativa



Oficinas de Expressão Dramática e Escrita Criativa

Oficina de Expressão Dramática com Nelson Boggio
Horário:14h30 ás 20h
“O meu processo de trabalho pretende dar consciência artística mas sempre sublinhando o lado humano, a saber ; o respeito pelo tempo dos colegas, o respeito pelas diferenças de pontos de vista em relação ao mesmo objectivo. Esses objectivos pasam pela criação em tempo real de situações onde se permite verificar as questões que se ligam ao Teatro. Numa primeira fase abordarei a forma como cada um vê o teatro e pretendo sempre dar~lhes um ponto de vista a partir da sua sensibilidade, tendo sempre o cuidado de saber quando posso acrescentar mais temas. Abordarei a importância de criar universos, a ironia inerente a esses universos, a distanciação necessária que impede a criação dos psicologismos perigosos e a forma de os combater.
Gostaria que se apercebessem que o actor controla a sua persnagem e que é o seu trabalho que passa a existir e não o da personagem.
As tecnicas vocais,de respiração e de preparação física no processo criativo são para mim fundamentais, pois são essas técnicas que impedem o actor ou aluno de se magoar quando se entrega demasiado a um esforço físico ou vocal.
O mais importante para mim é permitir que cada aluno ou actor descubra o seu percurso e encontre formas de desbloquear o que a auto crítica po vezes bloquei. Dar a perceber ao aluno ou actor que há outras vias que permitem o aparecimento da simplicidade, muitas vezes esquecida. E sobretudo nunca julgar as capacidades de um forma negativa.”
(Nelson Boggio)



Oficina de escrita Criativa com Risoleta Pinto
17h30 ás 20h
A partir do texto literário (sempre) e ao encontro do texto literário (constantemente):
brincar com: “A estruturam, os conteúdos, os títulos, ler, reler,
recriar, desconstruir, reconstruir, desrespeitar, aperfeiçoar, maquilhar, desmaquilhar, reflectir, comparar, rimar, desrimar, arrumar, desarrumar, conhecer, reconhecer, separar, reunir, ouvir, ver,
olhar, cheirar, saborear, escrever, o impossível, tornar possível, o intraduzível, libertar, juntar, inventar, publicitar, publicar, deleitar-se, divertir-se, descansar.”
Materiais necessários: Papel normal, Papel de cenário, Canetas de cores, Cola, tesoura.
Risoleta Pinto Pedro: Escritora (também). Resumidamente, o currículo: tem publicado ficção, tem escrito para teatro, para música – ópera, cantata, musical, canção (compositor Jorge Salgueiro); - poema/canção (compositor Paulo Brandão), dança (Companhia Amalgama), crónica (periódicos, páginas electrónicas, rádio -Antena 2). Criou e conduziu uma Oficina de Escrita na Associação Agostinho da Silva e fá-lo quotidianamente com os seus alunos (é professora na Escola Secundária Artística António Arroio).

Local: Escola de Medicina Tradicional Chinesa Ateneu Comercial de Lisboa (junto ao Coliseu dos Recreios)
Preço 1 Oficina (€15) 2 oficinas (€25)

Contactos

Apoios
E.S.M.T.C.
Quinta dos Lobos Sintra