O Acaso | Estremoz


A Amálgama apresenta O Acaso - 11 e 12 Julho 2009

criação original para o Lago do Gadanha em Estremoz com música do Maestro Jorge Salgueiro

Abre o FESTIVAL CIÊNCIA NA RUA – Ano de Darwin - ESTREMOZ

Uma iniciativa do Centro de Ciência Viva, em colaboração com a Universidade de Évora e o Município de Estremoz e direção artística de PIA - Projectos de Intervenção Artística, CRL

O Espectáculo:

A Amalgama Companhia de Dança apresenta nos próximos dias 11 e 12 de Julho, em Estremoz, no âmbito do Festival Ciência na Rua, em Estremoz a ESTREIA ABSOLUTA de O ACASO, espectáculo de dança criado para o evento.

No Espaço do Lago do Gadanha, cuja estátua central originária do “Convento dos Congregados” é símbolo do efémero e da fugacidade da vida, se fundirá com o enquadramento plástico do artista Jorge Pereira.

Num Corpus de solos, duetos, trios, momentos de conjunto amalgama, entre o caos e a ordem, movimentação e suspensão, entre contrastes e encontros, na fluídez ondulante aquática...culminando na esperança do eterno renascimento e da evolução.
Procurando o momento que gerou a vida num acaso sem o ser, onde se encontra a ordem primordial que, no caos, na vulnerabilidade e na imprevisibilidade habita. Em ciclos de celebração da vida e da morte.

A sonoridade única de um Requiem pela Humanidade pela mão do Maestro Jorge Salgueiro cria uma Amalgama de corpos dançantes, em água… um corpo que nasce onde um outro termina.


Sinopse:

Nas entranhas do Caos, a vida e a morte… partes de um movimento cíclico, digladiam-se…a carne sangra, a essência expande-se, traga sentimentos, sofre mutações.
Os corpos dançantes fazem-se água, desaguam, evaporam, condensam-se, desprendem-se, dividem-se e unem-se… montam no vento, indomável, selvagem, amansam o seu ímpeto, convertem-no em brisa, roubam a sua frescura, inebriam a carne, seguem caminho…
Diluem-se em água, elemento de origem e fim, sem pudor, provocam tremores, fecundam sementes, geram frutos… alimentam-se… inflamam-se, em magma ardente, transcendem, explodem, esvaziam-se, e uma centelha perdida renasce…a esperança.

O Festival:

Darwin e a Teoria da Evolução, sem dúvida, faz já parte do nosso imaginário. No entanto, muitos de nós desconhecemos alguns dos princípios básicos que lhe estão associados.

A ideia base da Ciência na Rua 2009 consiste na recriação, durante duas noites consecutivas, de 7 grandes etapas evolutivas que serão levadas a efeito em 7 locais públicos da cidade de Estremoz, propõem-se reviver algumas das principais etapas da evolução da Vida no nosso Planeta.

Nestas recriações, o teatro, a música e a dança serão formas de expressão privilegiadas.
Associado a cada momento haverá um "quiosque da ciência" onde experiências, ao dispor do visitante, permitem que este se aperceba da explicação científica do fenómeno.

ESPECTÁCULO DIAS 11 E 12 DE JULHO
Hora e Local: Lago do Gadanha – Estremoz 18:00h

"Os corpos dançantes fazem-se água, desaguam, evaporam, condensam-se, desprendem-se, dividem-se e unem-se… montam no vento, indomável, selvagem, amansam o seu ímpeto, convertem-no em brisa, roubam a sua frescura, inebriam a carne, seguem caminho…"


Amalgama Companhia de Dança
amalgama.co@gmail.com +351 91 944 34 62