Mater | Nos Caminhos do Templo do Sol


A AMALGAMA Companhia de Dança celebra o EQUINÓCIO DA PRIMAVERA em Templo Pré-Histórico, Sagrado, Lugar do Tambores, Chãs de Vila Nova de Foz Côa, com um espectáculo em honra à Mãe-Terra.


20.03.2010 – 07h30 – Chãs de Vila Nova de Foz Côa


O Equinócio da Primavera - momento em que a Terra é iluminada pelo Sol de igual forma no hemisfério sul como no hemisfério norte - , vai ser celebrado, no dia 20 de Março, entre as 07.00 e as 07.30 da manhã, frente ao portal de um antigo santuário rupestre, em Chãs, conhecido por Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora. pela Amalgama Companhia de dança, com momentos alusivos à estação mais florida do ano.


MATER, a mais recente criação da Amalgama, vai ser um dos motivos principais da celebração do Equinócio do Outono, Sábado, dia 20, frente ao portal de santuário rupestre da Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, no maciço dos Tambores, arredores da Freguesia de Chãs.

O espectáculo insere-se no projecto CORPOS NA PEDRA, já foi apresentado em vários monumentos nacionais e tem como temática a Mãe, símbolo da fertilidade, da alquimia de toda a transformação, do nascimento e da renovação.


ESTÃO CONVIDADOS…


O convite é dirigido não só à população da aldeia e às gentes do concelho e redondezas, convidando-as a evocar as festas dos ciclos da natureza dos seus antepassados, fazendo com que as mesmas continuem a fazer parte do seu património cultural, como também a todos aqueles que se interessam pelo estudo e pesquisa do passado longínquo da História do Homem e das particularidades desta região, cheia de um passado riquíssimo, contribuindo com o seu testemunho e partilhando num acontecimento de rara beleza e significado. Se as condições atmosféricas o permitirem, a organização está confiante de que os participantes, poderão ali viver momentos de raro esplendor, alegria e misticismo, tal como, nos tempos idos, os seus antepassados, quando ali se reuniam para agradecerem às suas divindades ( em especial à Deusa-Mãe) os frutos que a terra lhes oferecia.


§§§


Comissão Organizadora da Celebração da Primavera – Nos Tambores – em Chãs

§§§


Mais informações: +351 919 443 462