Workshop | Técnica Graham

Workshop Técnica Graham

18 Fevereiro – 20h30min às 23h00min

Estação Cultural Lapa o espectador deve aperceber-se de outra intenção, à parte da perfeição Técnica. Em cada instante deve ser produzida uma concentração orientada até um objectivo. Isto só pode realizar-se mediante a coordenação corpo - espírito, o espírito, dominando todas as partes do corpo, até que se produza esta unidade que é a Paixão.

Martha Graham

Este Worhshop de 3 hora, visa dar a cohnecer, numa abordagem superficial, os pontos principais desta Técnica de Dança que marcou a Dança Moderna.Posteriormente serão agendadas aulas regulares da técnica em estudo.Características da Técnica Graham:

- Contração e relaxamento;

- Quedas;

- Saltos;- Inclinações e espirais;- A brevidade.

A aplicação destes princípios desenvolvidos por Graham, constitui uma técnica, à qual está sujeito todo o corpo do bailarino. Esta técnica tende a infundir vida a cada gesto para que este continue a ser um elemento vivo e autêntico.

Juan María Seller Durán

Bailarino e coreógrafo, com formação principal em dança clássica e moderna (técnica Graham).

O seu desenvolvimento artístico passa pela formação na Martha Graham School of Contemporary Dance, em New York mas aprofundou também um campo mais amplo que se estende á dança contemporânea, a dança jazz, tango, etc.

Nos anos 90, concebe a sua própria companhia, com a qual cria espectáculos tais como “Sefirah”, “Tiempo de tango”, “Recordanzas”, “Triptico” e “Angels”. Ao mesmo tempo coreografou para diferentes companhias de dança y teatro, para além das fronteiras de Espanha.

Como docente leccionou na Escuela Superior de Arte Dramático y Danza da cidade de Salamanca, onde dirigiu o departamento de dança durante dois anos; Na Escuela de Danza Contemporânea del Ayuntamiento de Badajoz, durante quatro anos, assim como diferentes cursos e workshops em diversas cidades e centros privados de dança e teatro.

Actualmente reside en Lisboa fazendo parte do corpo de professores de Amalgama Companhia de Dança (nas áreas da dança clássica y moderna), assim como na Academia Danças do Mundo.

Contribuição: 25€ (pedir inscrição para amalgama.co@gmail.com)Local: LAPA Estação Cultural - Rua Pau de Bandeira nº 50 B (à Lapa) 1200-758 Lisboa