Ostara | Equinócio da Primavera


O S T A R A
Celebração do Equinócio da Primavera
pela Amalgama Companhia de Dança


22 de Março, 2008
Aldeia do Espírito Santo (Penedo) Sintra

A partir das 14h
Contribuição em aberto…


Na astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol entra na sua órbita aparente, cruzando o plano do equador celeste. Em Ostara a noite e o dia são iguais. Este tempo marca o regresso do Sol para uma época do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração - equinócio (noites iguais em latim). O Sol aumenta o seu poder e a terra começa a florescer. Sugere por isso o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Nesta época, o chamamento da energia masculina para a caça, para a dança e para a celebração ecoa em uníssono com o canto feminino da fertilidade, da semente liberta em flor, da terra e da sua promessa de colheita. Ostara, ou o Equinócio da Primavera, é o primeiro dia da estação e ocorre por 22 de Março no hemisfério Norte e 23 de Setembro no hemisfério Sul. A primavera, estação das flores e das cores, traz-nos recordações de fertilidade e de estímulos para celebrar. Há muita alegria pelo sentimento de dias melhores, de amor, de alegrias e decisões, em que a Natureza, entre a Terra e o Céu, desperta para uma nova vida. Ostara recorda-nos Easter (Páscoa, em inglês), período em que nos sentimos mais dispostos, comemos e dormimos menos, acordamos mais cedo com a vontade de um novo despertar para as nossas vidas.

Amalgama celebra Equinócio da Primavera em Sintra
O Equinócio da Primavera é o primeiro dos 4 ciclos do Sol que a Amalgama propôs celebrar em Sintra, com a Aldeia do Penedo. Tal como aconteceu no Solstício de Inverno nesta aldeia, a celebração começará pelas 14h com passeios e respirações no bosque, oficinas espontâneas, comes e bebes (trazidos e partilhados por todos) e, ao fim do dia, um ritual de inspiração pagã sucedido de uma tertúlia de música, dança e poesia.

Programa

14h Encontro na fonte da Aldeia do Espírito Santo
15h Passeio pelo bosque com chi kung, dança, reflexões…
18h Encontro na Tuna Euterpe (ao lado da fonte),
preparação do espaço, jantar e convívio,
leitura de contos e poemas, cantos…
21h “Orquestra das Palavras” - sessão de escrita e leitura criativa
com Paulo Condessa
22h Celebração Ritual do Equinócio da Primavera
24h Tertúlia de dança, música e poesia pela noite dentro…

Trazer
Comes e bebes, almofadas e mantas. Instrumentos musicais, papel,lápis de cor ou de cera, textos e músicas para partilhar, imagens alusivas.
Haverá uma banca disponível para serem vendidos/trocados artefactos e partilhadas informações.


Indicações do local

Ir até Sintra, na estrada para Colares, virar onde se encontra a tabuleta da Aldeia do Espírito Santo/ Penedo


Organização
Amalgama Companhia de Dança e Aldeia do Espírito Santo

Apoios
Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa


Contactos e mais informações

Sandra Battaglia 91 944 34 62

Pedro Paz 91 84 94 100

http://www.amalgama.pt/

geral@amalgama.pt